.: Notícia:.

 

Andamento de processos
INSALUBRIDADE TAMBÉM MATA E O SINDICATO BUSCA O DIREITOS NA JUSTIÇA
sem imagem

O METABASE MARIANA entrou com vários processos judiciais cobrando da Vale o pagamento do adicional de insalubridade para os trabalhadores na operação e também na manutenção. Isto envolve operadores de equipamentos mecânicos, soldadores, técnicos e outros.

O processo está bastante adiantado, principalmente dos trabalhadores na operação de equipamentos. Nestes próximos dias serão realizadas perícias nas áareas de operação de mina. O sucesso da demanda em favor do direito dos trabalhadores depende da perícia e uma boa parte tem sido favorável aos trabalhadores.

Devemos lembrar que o importante de garantir este direito não se resume no adicional nos salários. O reconhecimento do direito beneficia o trabalhador também em seu processo de aposentadoria, sendo necessária uma descrição pormenorizada e correta do seu documento de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Este documento é de extrema importância para garantir uma aposentadoria mais cedo e fazendo valorizar também o valor a ser recebido do INSS.

O presidente do Sindicato, Angelo Eleutério, lembra que “o Sindicato tentou de todas as formas negociar administrativamente com a Vale, mas diante da recusa da empresa entramos com vários processos judiciais para assegurar o direito dos trabalhadores”. Ressalta que “a vitória nestes processos garantirá o reconhecimento do direito e suas repercussões para a aposentadoria especial, além de estabelecer uma indenização retroativa a cinco anos para quem estava na atividade”.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial