.: Notícia:.

 

PLR
PRESSÃO FUNCIONA E VALE FAZ AJUSTES QUE AUMENTAM A PLR
sem imagem

Os valores da PLR consultados pelos trabalhadores no painel de metas de cada setor terão ajustes que elevarão o valor a ser recebido em 46,66% de um salário.

Demonstrado em exemplo, trabalhadores que tiverem encontrado 4,0 salários de PLR terão o valor aumentado para 4,467 salários. Quem tiver identificado uma PLR de 4,5 salários, receberá 4,967 salários.

Os ajustes realizados a partir de autorização do Conselho de Administração da Vale aconteceram depois de muita pressão de todos os Sindicatos para que a empresa não aplicasse aferições inconsistentes no painel de metas e que não retratassem de forma injusta e distante da realidade do forte desempenho dos trabalhadores e atingir as metas da empresa, que resultou nos números extraordinários de produção divulgados no relatório do 4º trimestre e para todo o ano de 2023.

O presidente do METABASE MARIANA, Angelo Eleutério, afirma que “por diversas vezes nos reunimos com RTs da empresa e deixamos clara a ansiedade dos trabalhadores diante de informações de que esta poderia ser “a pior PLR desde 2015”, trazendo insatisfação e preocupação, pois é um direito que permite a cada pai de família colocar contas em dia, pagar dívidas e reequilibrar uma condição financeira cujo salário é insuficiente para cobrir”. Qualquer prejuízo no valor da PLR em função de aferição provocada por diagnósticos de supervisores, com avaliações subjetivas e, regularmente injustas, trariam um forte nível de revolta e um clima interno de insatisfação.

Conseguimos proteger um valor melhor de PLR com ajustes no ebitda e custo fixo da empresa, sempre lembrando que determinados fatores que eventualmente prejudiquem a produção são completamente fora de controle dos trabalhadores.

Os ajustes vieram com a inserção de uma meta adicional de Excelência Operacional, que registra o empenho para alnçar os resultados da empresa.

O METABASE MARIANA assinará com a Vale um “aditivo” ao Acordo Coletivo de Trabalho 2023, para viabilizar os ajustes nos valores da PLR.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial