.: Notícia:.

 

Negociações
TRABALHADORES APROVAM O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2023/2024 COM A VALE
sem imagem

Apesar de aprovar, no Complexo Mariana votação mostrou grande insatisfação
A categoria aprovou também o modelo de PLR de 2024 a ser paga no ano seguinte

Nas assembleias realizadas pelo METABASE MARIANA nestes dias 21 a 23, os trabalhadores, com grande participação e discussão da contraproposta da Vale, aprovaram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024.

Apesar da aprovação tanto no Complexo Mariana quando nas Minas Centrais, tivemos resultados bastante distintos entre os trabalhadores. A grande aprovação de 80,19% nas minas centrais foi contrastada por um resultado bem abaixo de 57,69% de aprovação no Complexo Mariana, onde tivemos o registro de 41,73% de rejeição à proposta. O número de votos brancos e nulos foi quase insignificante, o que demonstrou uma grande participação e interesse dos trabalhadores em discutirem o Acordo Coletivo.

Em breve, postaremos o Acordo Coletivo assinado no site do Sindicato e veicularemos material de consulta fácil dos trabalhadores sobre o impacto das negociações em todas as claúsulas, demonstrando os valores de benefícios econômicos, dos reembolsos e referências de nosso plano de nsaúde AMS.

UM ACORDO QUE MANTÉM DIREITOS SOB AMEAÇA

As negociações deste ano foram tensionadas pela Vale com a ameaça de corte de custos de produção, falando todo o tempo em “limite orçamentário” para o Acordo Coletivo e deixando clara dificuldade de ganho real nos salários e melhorias de direitos como o cartão alimentação. Acabamos não perdendo para a inflação de 4,14% acumulada pelo INPC, com um reajuste nos salários e em todos os direitos econômicos de 4,30%.

A grande rejeição e repúdio às propostas parciais apresentadas pela empresa impediram sua sanha em cortar direitos e conseguimos manter as importantes conquistas no acordo coletivo vigente.

Mesmo com um nível alto de insatisfação diante de uma expectativa maior, devemos ressaltar o espírito de unidade dos trabalhadores e participação consciente nas assembleias, sinal de que se informaram e estavam plenamente preparados para a decisão que tomaram. Isto fortalece a organização da categoria, que se soma ao sindicato, manifesta democraticamente sua opinião e todos seguem a decisão da maioria tomada através de votação secreta.

Com unidade, respeito, mobilização e fortalecimento do Sindicado investimos com segurança em nossas lutas por ambientes mais humanizados de trabalho e valorização de nosso empenho e resultados no trabalho.

 

foto foto foto

 

foto foto foto

 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial