.: Notícia:.

 

Desligamentos
DEMISSÕES EM VÁRIAS LOCALIDADES NA VALE CRIAM PAVOR
sem imagem

As demissões voltaram a ser discutidas com intensidade na Vale, com registro de muitos desligamentos em várias localidades, muitos companheiros de Brucutu, base de Mariana.

Os cabeças pensantes de interesses patronais dentro da Vale abordam sistemática e regularmente situações que passam por cortes de custos, incluindo aí não apenas direitos cruciais, como o plano de saúde, mas até mesmo cortar a cabeça de trabalhadores para eles considerados menos produtivos, para trocar por “novos talentos”. Não importa para a empresa o histórico de responsabilidade e de empenho profissional de nenhum trabalhador, quando fazem as contas de adequar custos para ampliar a margem de lucro.

Infelizmente, todo o sacrifício aceito pelos trabalhadores, para jornadas extenuantes de 12 horas, condições de trabalho precarizadas, sofrimento com transporte que leva os operários como “carga” e não como seres humanos, com famílias esperando pelo ganha pão. A demissão é um instrumento frio, utilizado sem dó e nem piedade sobre os trabalhadores.

O METABASE MARIANA recebe manifestações de extrema preocupação dos trabalhadores, vendo companheiros sendo ceifados de seus empregos, logo após termos realizado um Acordo Coletivo Específico e já nos preparando para as discussões do acordo nacional em nossa database de 1º de novembro.

Estas ameaças sobre os trabalhadores, pouco se importando com o caos social que as demissões representam são mais do que suficientes para nos mobilizarmos e defender não apenas nossos direitos mas a manutenção do emprego para toda a categoria, afinal de contas a produção da Vale não para e os cofres da empresas continuam empanturrados.

É necessário nos mobilizarmos urgente, repudiar esta conversa de turnover, de não demissão acima do normal, porque normal seria não trabalharmos preocupados com nossas cabeças no dia seguinte.

Infelizmente, esta é a empresa que não acordou ainda da péssima imagem depois das tragédias envolvendo centenas de mortes, a Vale que tem no lucro o seu maior objetivo e não assegurar tranquilidade social a todos que trabalham com afinco, com responsabilidade e histórico de desempenho para bater metas.

Nosso repúdio às demissões e à ganância pelo lucro com sacrifício social.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial