.: Notícia:.

 

Fóruns
DIREITOS DOS TRABALHADORES SÃO TRATADOS NO FÓRUM DE DISCUSSÃO PERMANENTE COM A VALE
sem imagem

O METABASE MARIANA participou da primeira reunião de Forum de Discussão Permamente com a Vale, que foi prevista nas negociações do último Acordo Coletivo de Trabalho Específico.

A participação nestes “Fóruns” nos permite manter as negociações de forma permanente de demandas e medidas necessárias para melhorar as condições de trabalho e preservar os direitos dos trabalhadores.

Nesta primeira reunião, repassamos vários problemas denunciados à Vale em nossos boletins e sempre cobrando medidas saneadoras. Um dos pontos que afligem os trabalhadores citado na reunião é o caos no transporte em Mariana, que dificulta o acesso mais rápido aos postos de trabalho e retorno às suas residências. Entendemos que a Vale e demais mineradoras têm responsabilidade com este caos e solicitamos que as empresas participem de discussão com o poder municipal para solucionar o problema.

Cobramos também respostas efetivas sobre a situação da Mina de Água Limpa, que tem suas atividades paralisadas, preocupando os trabalhadores, que buscam uma orientação para que tenham paz diante da insegurança em relação aos empregos e sustentação familiar. A empresa mantém um silêncio preocupante, sem nos dar pistas da real situação para retorno às operações.

Voltamos a reclamar com a empresa sobre as reclamações dos trabalhadores de que não estão recebendo horas extras e que são pressionados a não fazer o registro de ponto de forma correta, o que vem criando um clima de descontentamento com as gerências de minas, pois o trabalhador tem ficado tempo excedente à disposição da empresa, mesmo depois de jornadas estafantes de 12 horas no turno.

forum

Tivemos também na reunião a presença de representante da Valia, que prestou informações e orientações sobre a importância da instituição para a aposentadoria complementar dos trabalhadores, lembrando que está cada dia mais difícil sobreviver apenas com as aposentadorias pagas pelo INSS. Ficou claro na exposição a necessidade de um trabalho de orientação dos trabalhadores para serem participantes da Valia e ficarem atentos a todos os benefícios propiciados pela instituição, muitos ainda desconhecidos.

Será dada continuidade às soluções de conflitos através da realização de outros Fóruns Permanentes de Discussão, permitindo ao Sindicato e à empresa corrigir erros que preservem o pleno cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial