.: Notícia:.

 

PLR
UMA PLR JUSTA DEPENDE DA NOTA DE GERENTE NO PAINEL DE METAS
sem imagem

O gatilho garantiu o pagamento da PLR, com o “Target” em 3,5, e o fator Vale atingiu o máximo de 1.333. Multiplicando tudo, poderíamos ter uma PLR extraordinária, mas ficamos nas mãos das notas de áreas no “painel de metas”.

O METABASE MARIANA e os demais sindicatos tivemos uma tarefa árdua ao longo dos anos para conquistarmos a evolução do valor pago aos trabalhadores pela sua Participação nos Resultados (PR), fazendo o limite de salário subir para “4 vezes”, depois para 5, para 6 até chegar na possibilidade de recebermos 7 salários.

Nossa luta ao longo dos anos era para que a empresa nos remunerasse não apenas pela aferição de metas de produção, mas também pelo Lucro alcançado. Com muitas negociações e depois de vários Acordos Coletivo, conseguimos como o “L” (de lucro) para calcular o nosso direito, passar de PR (Participação nos Resultados) para PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Mesmo assim, as aferições de resultados eram comprometidas por fatores sobre os quais os trabalhadores não tem o menor controle, como a crise financeira que afetou o mundo em 2015 e que repercutiram em um PLR ZERO em 2016.

Além de lutar pela participação nos «lucros», conseguimos definir um modelo de PLR com “gatilho” para disparar a possibilidade do direito, que vem garantindo os pagamentos e que a Vale tem chamado de “gatilho muito frouxo”.

Exatamente por esta condição, apesar de eventual queda de produção (ocasionada por demanda menor das importações, períodos chuvosos e outros), os trabalhadores continuam a receber valores importantes de PLR, pois o LUCRO, alcançado com variação de câmbio (dólar mais valorizado que o Real) ou evolução do preço do minério no mercado externo, passaram a repercutir também no cálculo e valorização do nosso direito.

Em 2022, como ressaltamos, atingimos o máximo em dois fatores para o cálculo, 3,5 no target e 1,333 no fator Vale. Para saber o número exato de PLR, depois de multiplicados estes dois índices, basta multiplicar o resultado encontrado pela nota do “Painel de Metas”, que é definido em cada área.

O modelo de cálculo da PLR nos favorece e dependem exclusivamente de transparência e número honestos na avaliação do desempenho em cada área.

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA COM SUA SINDICALIZAÇÃO

 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial